O madeiro de Natal é uma tradição que se cumpre, sobretudo, no interior de Portugal e que consiste no acendimento de uma grande fogueira no adro de uma igreja ou praça principal de uma aldeia. Simbolicamente, tal destina-se a aquecer o Menino que vai nascer, embora também seja uma forma de aquecer e promover a comunhão da comunidade que em redor do madeiro se junta durante a quadra natalícia.
Após ter lançado o repto em 2019 - na altura foram listados mais de 200 madeiros -, o Papa-figos volta a desafiar os seus amigos a identificarem os madeiros que tradicionalmente ocorrem em Portugal e a isso junta uma nova componente: a partilha de fotos dos madeiros e, em função disso, a possiblidade de os participantes poderem ver as suas fotos destacadas nos guias de destinos da foge comigo!.
Como participar
Para registar um madeiro que ainda não conste no mapa de madeiros do Papa-figos, basta enviar um email para comunicacao@fogecomigo.pt, identificando, de forma clara, o(a) autor(a) do email, localidade e concelho onde ocorre o madeiro de Natal e, opcionalmente, um contacto alternativo e informação adicional que o leitor considere pertinente sobre o madeiro em questão.
A submissão de fotografias, para serem partilhadas nas redes sociais da foge comigo!, ou até mesmo em guias futuros, também deve ser feita via email, fornecendo as informações que constam no parágrafo anterior. Caso o tamanho do ficheiro não o permita, o leitor deverá utilizar a plataforma online WeTransfer.
Regras e participação em guias
O presente desafio é aberto a todos os leitores da foge comigo! e demais interessados. Cada participante é livre de identificar e enviar o número de fotos que bem entender relativas a madeiros de Natal.
No caso das fotografias, estas devem ser da autoria do próprio autor, não podem conter qualquer marca de água ou texto e devem ser enviadas em ficheiro de alta qualidade (na medida do possível).
Caso a foge comigo! desenvolva alguma iniciativa e entenda que a foto de um leitor reúne as condições necessárias para constar num dos seus próximos guias, irá contactá-lo por email (ou outro contacto alternativo fornecido) a avisá-lo da sua decisão e a solicitar o preenchimento de um formulário que autorize a publicação da(s) foto(s) no guia de destinos em questão.
Todas os leitores cujas fotos sejam escolhidas receberão um exemplar do respectivo guia em que a sua foto consta, com uma dedicatória personalizada do Papa-figos. O guia será enviado via CTT para a morada que for indicada pelo leitor durante o processo de selecção das fotografias.
Responsabilidades da foge comigo!
A foge comigo! compromete-se a:
- notificar o leitor caso alguma das suas submissões de madeiros seja adicionada ao mapa do Papa-figos
- notificar o leitor quanto à intenção de publicar a(s) sua(s) foto(s) nalgum dos seus guias de destinos
- partilhar apenas as fotos que cumpram os requisitos acima referidos
- salvaguardar os devidos créditos fotográficos na publicação ou no guia em questão
- enviar um exemplar a cada leitor cuja(s) foto(s) seja(m) publicada(s) nalgum guia de destinos, assumindo os encargos do seu envio
Vamos lá! Pelos madeiros de Natal.