Todos os anos constituem novas oportunidades para partir em descoberta de novos destinos - e 2024 não será excepção.
Num ano em que alguns eventos e tradições se voltam a cumprir, mostrando que há valores e vontades que não se perdem; em que voltamos a tomar consciência do património natural e cultural que o País encerra; e em que nos desafiaremos a tomar uma postura mais imersiva, procurando absorver o que o destino tem para nos oferecer, eis 5 sugestões para planear uma fuga pelo território nacional durante os próximos 12 meses.
1. CAMPO MAIOR E ELVAS
Após quase uma década de ausência, as afamadas Festas do Povo (Património Cultural Imaterial da Humanidade) poderão estar finalmente de regresso às ruas de Campo Maior, no Alto Alentejo. Uma celebração que enfeita as ruas com flores de papel de várias cores e texturas, resultado de um trabalho exaustivo que junta uma comunidade em redor de um evento levado a cabo pelo Povo.
Ao visitar Campo Maior, aproveitar ainda para visitar uma das 8 capelas dos ossos existentes em Portugal, admirar o seu Pelourinho (classificado como Monumento Nacional) e entrar no seu castelo.
Próximo, a cidade de Elvas, reconhecida pela UNESCO em 2012 (Património da Humanidade), encanta-nos com o seu vasto património histórico, cultural e militar. Em Janeiro, cumprem-se os 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, uma data que nos impele a marcar viagem e conquistar as fortalezas que em tempos permaneceram irredutíveis às tropas que as ousassem derrubar.
📖 Guias de destinos sugeridos: Alto Alentejo & Elvas
2. FIGUEIRA DA FOZ
A Rainha das Praias de Portugal é muito mais que praia e sol. E é essa a experiência que se propõe.
Se na praia estivermos, contactemos também com os pescadores locais e admiremos a arte xávega, tipo de pesca praticada por três comunidades piscatórias do concelho. Do mar à serra "é um instantinho" ... e a vista é soberba a partir da Serra da Boa Viagem, que toma partido da sua posição geográfica para mesclar o verde da floresta com o azul oceânico do horizonte.
Mas também há cabos para dobrar, faróis para apreciar, miradouros para nos deslumbrar, um rio para acompanhar e localidades para descobrir. E claro, o melhor da gastronomia local e dos produtos que são prduzidos no concelho.
📖 Guia de destinos sugerido: Figueira da Foz
3. GR22 - GRANDE ROTA DAS ALDEIAS HISTÓRICAS
A GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas apresenta-se como um desafio interessante para quem se aventure a percorrê-la de bicicleta ou a pé. Aliás, este é um destino agraciado pelo selo Leading Quality Trails – Best of Europe, atribuído pela European Ramblers Association.
Recentemente, a GR22 viu aprovada a sua extensão transfronteiriça e apresentará agora um percurso total de cerca de 900km. A inclusão de Espanha no traçado levou a uma pequena mudança no nome original (GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal), mas não alterou a adrenalina e o entusiasmo que se sente ao admirar paisagens de tirar o fôlego e cruzar aldeias com um ADN diferenciador.
📖 Guias de destinos sugeridos: Aldeias Históricas de Portugal & GR22 (2ª edição prevista para 2024)
4. PARQUE NATURAL DO TEJO INTERNACIONAL
É um dos 13 Parques Naturais de Portugal, abraçando igualmente parte do território espanhol junto à linha de fronteira. É este Parque que cumprimenta o Rio Tejo à medida que este corre em definitivo em solo português antes de desaguar no Oceano Atlântico.
Esta é uma Área Protegida abrigada da intervenção humana, que nos acolhe com o perfume das flores e o despertar das cores pela altura da Primavera. De enorme beleza cénica são também os troços escarpados dos rios Erges e Ponsul, que ao Tejo confluem, e os vales encaixados que vão cruzando.
Esta é uma área muito importante para a conservação de várias espécies, nomeadamente aves, de que se destaca a Cegonha-preta, bem como a Águia-real, a Águia-de-Bonelli, o Abutre-do-Egipto e o Grifo. Não esquecer de trazer os binóculos e de respeitar a vida selvagem!
📖 Guia de destinos sugerido: Beira Baixa
5. TERCEIRA (AÇORES)
Sabia que... os Açores foram, a nível mundial, o primeiro arquipélago a ser reconhecido como Destino Turístico Sustentável? E que o centro histórico de Angra do Heroísmo está classificado como Património Mundial pela UNESCO?
Os territórios insulares oferecem ao viajante uma experiência completamente diferente. A Terceira consegue surpreender-nos ainda mais pela diversidade com que nos presenteia. Num momento podemos estar a deslocar-nos rente à linha de costa e apreciar os Ilhéus das Cabras ou a imponência do Monte Brasil e assistir à chegada de barcos de pesca com o seu produto mais fresco. Mas podemos, logo de seguida, seguir para o interior da ilha e admirar uma manta de retalhos verde lá do topo de uma serra ou descer a uma gruta que nos revela o interior de um vulcão extinto.
E ainda temos a vila da Praia da Vitória, evocada pelo seu passado histórico, e a cidade de Angra do Heroísmo, cujas ruas e património edificado nos cativam pela sua singularidade. A isto juntam-se as dezenas de impérios espalhados pela ilha, símbolos religiosos associados a um dos eventos a não perder na Terceira: as Festas do Divino Espírito Santo.
📖 Guia de destinos sugerido: Terceira