
O trabalho da foge comigo! vai para além da colecção de guias de destinos que publica e comercializa.
Ao longo da segunda metade de 2024, a foge comigo! ficou encarregue de criar os conteúdos escritos e gráficos da rede de percursos da Faixa Piritosa Ibérica. Os suportes informativos e interpretativos - assim como folhetos e brochuras - criados, em português e inglês (e nalguns casos também em espanhol), estão agora distribuídos ao longo do trajecto por 6 municípios abrangidos por este território em solo português: Grândola, Santiago do Cacém, Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar e Mértola.
Dados técnicos sobre o percurso pedestre e sobre a Rota Ciclável, apresentação das aldeias e vilas no seu encalce, histórias do passado, infra-estruturas do presente e personagens que nos ensinam sobre o modo de vida de quem se habituou a viver e a trabalhar em localidades mineiras, paisagens alentejanas com o seu típico montado de sobro e azinho - há muito para descobrir e um território para explorar com calma e em modo aventureiro.
Faixa Piritosa Ibérica
É uma das mais conceituadas províncias metalogenéticas do mundo, com grandes depósitos de sulfuretos maciços vulcanogénicos, essencialmente à base de pirite. Compreende uma vasta faixa do sudoeste ibérico, desde Grândola até à Andaluzia (Espanha). Em Portugal, abrange, sobretudo, a área correspondente à região do Baixo Alentejo.
A história mineira e geológica deste território - formado durante o Paleozóico - alia-se à forma como moldou o desenvolvimento económico e social da região e ao modo como influenciou a maneira de ser e de estar das gentes que lidaram com as exigências laborais da extracção mineira.
Com importantes complexos mineiros em solo nacional, como as Minas de Aljustrel ou as Minas de São Domingos, a Faixa Piritosa Ibérica está munida de equipamentos turísticos que apoiam os visitantes que procuram saber mais sobre os pontos de interesse mineiros ao longo da rota. Para os fãs de cicloturismo, seis pequenas rotas, com um total de 322km de extensão, integram a Rota Ciclável que orienta o viajante por localidades e vilas onde o peso da indústria mineira ainda se faz sentir e por uma paisagem alentejana composta por importantes áreas classificadas, tais como Reserva da Biosfera de Castro Verde e o Parque Natural do Vale do Guadiana.
Na imagem, um dos painéis informativos de Pequena Rota instalado em Grândola | Autoria: foge comigo!